Transtec World

Como aumentar a durabilidade de containers?

Em um cenário logístico dinâmico, a gestão eficiente de containers torna-se uma etapa indispensável para o sucesso operacional. Nisso, surge a seguinte questão: como garantir que os containers não apenas suportem as demandas atuais, mas também ofereçam soluções constantes no futuro? A durabilidade dos containers é uma de suas principais qualidades, característica indispensável para as robustas jornadas logísticas do comércio exterior.

 

Com os cuidados adequados, um container pode atingir 15 anos de vida útil. Mas para realizar operações de forma segura durante esse período e durar tantos anos, é preciso manter a integridade estrutural do container, sendo que este só pode ser utilizado se estiver em condições apropriadas. Dito isso, continue a leitura para descobrir os principais fatores que podem danificar os containers e o que fazer para aumentar sua durabilidade.

O que pode danificar os containers?

Por se tratar de um equipamento de trabalho operacional pesado, que atravessa continentes nas mais diversas situações, os containers podem ter a integridade de suas estruturas comprometidas em certas condições. Veja quais são para evitá-las:

 

  • Movimentação Inadequada: Carregamento e descarregamento incorretos, uso inadequado de equipamentos de movimentação ou manipulação brusca podem danificar a estrutura do container.

 

  • Empilhamento Incorreto: Ao empilhar containers de maneira inadequada, especialmente em navios ou em áreas de armazenagem, pode resultar em danos significativos, incluindo amassados, deformações ou até mesmo sinistros.

 

  • Sobrecarga: Exceder a capacidade de peso recomendada para o container pode levar a danos estruturais, além da integridade da unidade, a sobrecarga pode gerar custos adicionais.

 

  • Corrosão: Containers são geralmente feitos de aço, e a exposição prolongada à umidade e à água salgada pode levar à corrosão. Isso pode enfraquecer a estrutura do container ao longo do tempo.

 

  • Inadequação do Container ao Tipo de Carga: Utilizar um tipo de container inadequado para o tipo de carga pode resultar em danos. Usar um container padrão, por exemplo, para líquidos corrosivos em vez de um container Tanque especializado.

 

  • Armazenagem em Superfícies Instáveis: Armazenar containers em superfícies instáveis ou desniveladas pode resultar em desgaste desigual, comprometendo a estabilidade e integridade estrutural dos containers.

 

Mesmo sendo práticas simples, ao identificar e evitar essas condições inadequadas, é possível colaborar com a longevidade dos seus containers. Mas, afinal, o que fazer para aumentar a durabilidade desses equipamentos? Confira a seguir.

Aumente a durabilidade de containers em 5 etapas:

Antes de apresentar as etapas cruciais para aumentar a durabilidade de containers, vale mencionar que um dos principais fatores que podem influenciar na durabilidade de um container é o nível de qualidade dos seus materiais de fabricação, ou seja, o tempo de vida útil pode variar.

Para aumentar a durabilidade de containers, confira agora 5 etapas:

  • Vistorias Regulares: Ideais para identificar sinais de desgaste, corrosão ou danos. Na vistoria, é possível verificar áreas vulneráveis, como cantos e conexões.
  • Manutenção Preventiva: Proativa em cuidar de pequenos problemas antes que se tornem maiores, prolongando a vida útil do container.
  • Movimentação Segura: Carregamento, descarregamento e empilhamento com equipes capacitadas para que o container seja movimentado com os critérios adequados, evitando impacto e danos.
  • Fixação: Certifique-se de que as cargas dentro do container estejam devidamente fixadas, bem como as travas e portas do próprio container.
  • Planejamento das Rotas: Saiba sobre a qualidade das estradas, variações de altitude, condições do solo, frequência de viagens, tempo de armazenagem em terminais, quando otimizados, seguindo as boas práticas acima, podem colaborar com a durabilidade dos containers.

Leia também: Novo Pátio – Transtec World em Rio Claro

Por que é importante aumentar a durabilidade do container?

Outros benefícios de manter a integridade estrutural dos containers incluem evitar custos, aumentar a eficiência logística, contribuir com a sustentabilidade ambiental, assegurar a segurança da carga, seguir em conformidade regulatória, entre outros. Por fim, também vale mencionar que, após sua vida útil, os containers ainda podem ganhar novos destinos, como projetos arquitetônicos, reciclagem, ações artísticas, objetos de decoração, mobília e outros usos comerciais.

 

Se seus containers estão em operações logísticas, conte com a excelência das nossas principais soluções de movimentação de containers vazios:

 

  • Recebimento de containers vazios de descarga de navios;
  • Recebimento de containers vazios de devolução de importação;
  • Entrega de containers vazios para embarque de navios;
  • Entrega de containers vazios para exportadores;
  • Movimentações internas de containers vazios para reparo, lavagem e vistoria.

 

Como vimos nos tópicos anteriores, a movimentação adequada de containers vazios contribui para a durabilidade desses equipamentos. Sendo assim, imagine não apenas reduzir custos operacionais, mas também promover práticas sustentáveis e assegurar a segurança das cargas durante toda a jornada. Essa prática é mais do que uma simples extensão de vida útil; trata-se de um investimento estratégico com impacto imediato e de longo prazo. Entre em contato conosco agora mesmo para saber como nós, da Transtec World, podemos oferecer soluções logísticas em containers vazios.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments